Brasil: Isto é quanto o brasileiro já pagou de tributos de 01/01/2015 até 20/03/2015

quinta-feira, 31 de março de 2011

Complexo do Alemão será novo ponto turístico do Rio

Glamour pode até rimar com tour, mas não combina com a mais nova rota turística da cidade. No dia 9 de abril será realizado o primeiro passeio guiado pelo Complexo do Alemão, conjunto de favelas ocupado pelo poder público no fim do ano passado. De acordo com a idealizadora do projeto, a presidente da ONG Núcleo de Mulheres Brasileiras em Ação, Lúcia Maria Leite, moradora da Grota, já há 50 turistas pré-agendados. Uma van, com capacidade para 16 pessoas, fará o transporte por locais como a Serra da Misericórdia e o cinema da favela Nova Brasília. A visita deve custar R$ 50.
» Siga o Portal RG no Twitter
- Nossa ideia é fazer com que o turista conheça como o morador daqui vive, a realidade da comunidade, sem nenhum glamour. Entre as atrações haverá, por exemplo, um almoço numa pensão dentro do complexo ou uma parada para comer petiscos num barzinho. Temos ótimas cozinheiras por aqui - garante Lúcia.
( Moradores do Alemão se sentem ainda mais livres depois da pacificação )
Ao contrário dos passeios em outros locais como a Rocinha, pela primeira vez uma comunidade terá visitas turísticas organizadas pelos próprios moradores. O projeto do tour do Alemão está sendo tocado numa parceria entre Lúcia e o jovem Rene Silva, que criou o jornal "Voz da Comunidade" para levar notícias aos moradores do complexo. O perfil no Twitter do jornal tem sido um dos principais canais de divulgação do projeto. Inicialmente, cerca de dez pessoas devem ficar envolvidas diretamente no passeio. Uma integrante da ONG que fala inglês acompanhará os turistas estrangeiros. Além de falar sobre os pontos turísticos, a guia ainda auxiliará na tradução de conversas com os moradores.
" Nossa ideia é fazer com que o turista conheça como o morador daqui vive, a realidade da comunidade, sem nenhum glamour "
Lúcia acredita no sucesso do projeto, já que há muitas pessoas curiosas em conhecer o processo de pacificação do Alemão. A presidente da ONG conta ainda que a ideia surgiu há cerca de um ano e meio, quando ela foi contactada pelo Facebook por um grupo de estudantes russos que estava no Rio fazendo um intercâmbio e queria conhecer o Alemão.
( Teleférico do Alemão passa por mais testes )
- A comunidade ainda estava com o tráfico pesado e eles até se excederam, queriam pegar nas armas dos bandidos. Foi difícil porque a gente se comunicava só por gestos, com os dedinhos, mas no fim deu tudo certo - lembrou, destacando que o atual projeto só está sendo possível graças à retomada das favelas pelo Estado.
Segundo Lúcia, entre os 50 primeiros interessados, há turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Um grupo de dez pessoas de Belo Horizonte está entre os que devem participar do passeio inaugural. A ONG Núcleo de Mulheres Brasileiras em Ação atua há oito anos na capacitação e inserção de moradores do Complexo do Alemão no mercado de trabalho.
Ocupado pelo poder público em novembro do ano passado, o Complexo do Alemão é patrulhado atualmente pelo Exército e deve receber entre setembro e outubro deste ano Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) para ratificar o processo de pacificação.
FONTE: http://www.portalrg.com.br/noticia/complexo-do-alemao-sera-novo-ponto-turistico-do-rio-65983.html
OBS. FOTOS DE ISO, FOTÓGRAFO DO BLOG TUDO DE INHAÚMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário