Brasil: Isto é quanto o brasileiro já pagou de tributos de 01/01/2015 até 20/03/2015

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Prefeito inaugura escola em Inhaúma que atenderá comunidades do Complexo do Alemão



Prefeitura investiu R$ 3,3 milhões nesta nova unidade de ensino, que atenderá 580 alunos da Pré-Escola ao 6º Ano

02/08/2011  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Beth Santos

Foto: Beth SantosO prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, inauguraram na manhã desta terça-feira, dia 2, a Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti, em Inhaúma, na Zona Norte da cidade, com capacidade para atender até 580 alunos da Pré-Escola ao 6º Ano.

Com investimentos de R$ 3,3 milhões, esta nova unidade de ensino está localizada no entorno do Complexo do Alemão, conjunto de comunidades pacificadas, que recebe uma série de intervenções da Prefeitura do Rio. Inicialmente, a escola receberá os 280 alunos, do 1º ao 5º Anos, da Escola Municipal Henrique Foréis, também em Inhaúma, que será totalmente reformada e passará a funcionar como Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI).

Durante o discurso, o prefeito Eduardo Paes ressaltou os investimentos feitos pela Prefeitura do Rio na área de Educação:

Foto: Beth Santos- Desde o início do governo temos feito um esforço enorme para melhorar a educação da nossa cidade. Temos hoje na rede municipal de ensino quase cinco mil professores a mais do que nós tínhamos no final de 2008, início de 2009. A revolução que estamos fazendo na Educação está a cada dia se consolidando mais com inauguração de escolas, com melhoria do ensino, com metas, melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), com o fim da aprovação automática e com o reforço escolar. Estamos construindo um novo futuro para a nossa cidade.

Paes também comentou sobre a importância da construção desta escola, já que o local estava abandonado e era uma reivindicação antiga dos moradores:

- Eu me lembro que esse lugar era um ponto de encontro de delinquentes. Como é bom poder voltar aqui hoje e inaugurar essa escola. Tenho certeza que aqui muitos carioquinhas vão ter um futuro melhor.

Foto: Beth SantosA Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem ampliando a oferta de vagas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental nas áreas já pacificadas da cidade. A nova escola, além de abrigar os 280 alunos da antiga unidade, terá mais 200 vagas para o Ensino Fundamental, inclusive passando a atender também o 6º Ano. As outras 100 vagas estão destinadas à Pré-Escola.

A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, falou sobre a nova unidade de ensino e disse que o espaço mudou de nome, mas não perderá a raiz e continuará sendo Escola do Amanhã:

Foto: Beth Santos- Nós estamos falando de três coisas basicamente. Primeiro, mais uma escola, que é sempre motivo de celebração. Vários especialistas de segurança dizem que a cada escola aberta é chance de um presídio a menos. Em segundo lugar, o sucesso desse modelo de Escolas do Amanhã. É mais uma Escola do Amanhã simbolicamente em um local que abrigava o crime. E, em terceiro lugar, uma escola que recebe uma parte dos alunos que estavam em outra escola e deixa espaço para um EDI, que já está em obras.

Na região do Complexo do Alemão, a previsão é que sejam implantados até o fim deste ano mais quatro EDIs, que atendem creche e Pré-Escola. Além disso, estão previstas, também, a reconstrução de uma unidade escolar e a reforma de outras duas. Atualmente, a região conta com sete creches, um EDI e 17 Escolas Municipais, com um total de 12.700 crianças e adolescentes atendidos.

A Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti, localizada na Rua Alcides de Oliveira, s/nº, conta com seis salas para Ensino Fundamental, duas para Educação Infantil, sala de saúde, auditório, biblioteca, sala de informática, sanitário infantil, sanitário para criança com deficiência, rampa e pátio coberto e descoberto.
FONTE: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=1983851

Nenhum comentário:

Postar um comentário