Brasil: Isto é quanto o brasileiro já pagou de tributos de 01/01/2015 até 20/03/2015

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Contagem regressiva para o Teleférico da Providência


Obra que vai ligar a favela à Central pelos ares começa mês que vem. Serão três estações

POR CHRISTINA NASCIMENTO
Rio - Com capacidade para transportar  mil pessoas por hora, o Teleférico da Providência começa a sair do papel daqui a um mês. É quando iniciam as obras das estações Central do Brasil (localizada próxima ao terminal de ônibus Américo Fontenelle), Providência (que ficará na praça Américo Brum, no alto da comunidade), e Cidade do Samba, na Rua Rivadávia Correia, vizinha aos barracões das escolas de samba.
Foto: Reprodução de vídeo
Na simulação, a Estação Providência, no morro, com bondinho no estilo do do Pão de de Açúcar: as outras duas ficam perto da Cidade do Samba e na Central | Foto: Reprodução de vídeo
Os três pontos já passaram por sondagem de engenheiros e técnicos da prefeitura. A inauguração está prevista para o final do primeiro semestre do ano que vem. O secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, afirmou que já é certo que os moradores da Providência terão preços promocionais nas tarifas e terão gratuidade em uma passagem de ida e volta por dia.
“O teleférico será uma forma de atrair ainda mais o turismo para a região. Além da visual belíssimo do alto da Providência, temos a Cidade do Samba”, disse Bittar.
O teleférico vai custar aos cofres públicos R$ 40 milhões. Vai ser a partir da experiência na comunidade da Gamboa que a prefeitura vai estudar a possibilidade de instalar o meio de transporte em outros pontos da cidade. “É um equipamento caro, com manutenção também com preço alto. Vamos ver como será na Providência. Com o resultado, podemos ou não estender para outras comunidades”, explicou o secretário.






As obras do plano inclinado, que vai ligar a Ladeira do Barroso à Praça da Igreja do Cruzeiro, também começam mês que vem. Por enquanto, o trajeto é feito por uma escadaria de 165 degraus. Também vão ser feitas no local uma creche moderna e um ginásio coberto com arquibancada e palco para shows.
De área de risco para 700 novos imóveis
Quatro empreendimentos, que vão concentrar 700 unidades habitacionais, também estão em andamento no entorno da Providência. Situados nas ruas Nabuco de Freitas e Cardoso Marinho, em Santo Cristo, na Rua Coronel Aldomaro Costa e na Ladeira do Faria, na Gamboa.
Os apartamentos de 44 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, são destinados a moradores da Providência que moram em áreas de risco de deslizamento e que serão reassentados.
FONTE: http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/9/contagem_regressiva_para_o_teleferico_da_providencia_195089.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário