Rio -  Agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) prenderam, nesta sexta-feira, oito homens acusados de envolvimento com o tráfico de drogas na Favela da Grota, no Complexo do Alemão, na Zona Norte da cidade.
Com eles foram apreendidos 150 sacolés de cocaína, 250 pedras de crack e 59 tabletes de maconha. O flagrante ocorreu no Beco do Popeye, na Rua Joaquim de Queiroz. O material foi levado e o caso foi registrado na 22ª DP (Penha).
Ação com 15 presos
A ação da Polícia Militar realizada nos complexos do Alemão e da Penha, além de outros 14 pontos no estado do Rio, contabilizou 15 pessoas presas e três menores detidos nesta quinta-feira.
Os agentes apreenderam ainda R$2.271,00 em espécie, três pistolas, uma metralhadora, duas espingardas, um fuzil AR15, duas garruchas, três bombas caseiras, 12 munições de 9mm, munições de .40, três carregadores, 200 kg de maconha, 239 trouxinhas de maconha, 5 mil cápsulas de cocaína, 948 sacolés de cocaína, 797 pedras de crack e 80 frascos de cheirinho da loló.
Uma casa com equipamentos de “gatonet” foi estourada pelos policiais que apreenderam 12 motocicletas, eles recuperaram também três motos roubadas e uma farda preta.
Foragido da Justiça preso no Alemão
Um homem foragido do sistema penitenciário foi preso, na tarde desta quinta-feira, durante a operação da Polícia Militar no Complexo do Alemão. Paulo Francisco da Silva, de 39 anos, cumpria pena por tráfico de drogas antes de fugir. Os policiais estão instalando desde a manhã desta quinta o contêiner que servirá como base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no alto do Morro do Alemão.
De acordo com o relações públicas da Polícia Militar, coronel Frederico Caldas, as ações do Bope nos morros do Alemão, da Baiana e do Adeus fazem parte da primeira fase de implantação de mais duas UPPs na região. As datas de inaugurações dessas novas UPPs ainda não foram divulgadas.
>> FOTOGALERIA: Operações nos complexos do Alemão e da Penha
Policiais ao lado do material apreendido durante ação no Complexo do Alemão | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia
Policiais ao lado do material apreendido durante ação no Complexo do Alemão | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia
PMs fizeram operações em várias favelas do Rio, Baixada Fluminense e Região Metropolitana. De acordo com a PM, o objetivo das ações é evitar a fuga de criminosos do Alemão e da Penha. Cerca de 800 homens participam das incursões. Quatrocentos policiais efetuam ações de policiamento e revista no Morro do Adeus e no Morro da Baiana em busca de criminosos que ainda possam estar atuando na área.
Participam também da operação policiais militares do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Batalhão de Campanha, do Grupamento Aero-Marítimo (GAM) e do 22º BPM (Maré). Agentes da Coordenadoria de Inteligência (CI) da PM vão cumprir mandados de prisão nas duas localidades.
Policiais efetuam ações de policiamento e revista nos morros do Adeus e Baiana, nos complexos do Ale | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia
Policiais efetuam ações de policiamento e revista nos morros do Adeus e Baiana, nos complexos do Ale | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia
Denúncias
A Polícia Militar pede que moradores denunciem criminosos, esconderijos e locais onde estão guardadas armas, drogas e outros produtos ilegais. Além disso, de acordo com a PM, todos os moradores devem andar com documentos de identificação e os motoristas e motociclistas serão solicitados a mostrar documentos de propriedade de seus veículos, bem como a Carteira Nacional de Habilitação em dia. No caso das motos, também será exigido o uso de capacete.
O Batalhão de Choque e o Bope solicitam que sejam feitas denúncias de locais com drogas, armas ou criminosos pelos telefones 2332-8486 (BPChoque) e 2334-3983 (Bope). Os moradores também podem recorrer ao Disque-Denúncia, pelo telefone 2253-1177.
São realizadas operações no Jacarezinho, em Manguinhos e Maré. Os morros da Serrinha, em Madureira, Chapadão, em Costa Barros, e Antares, em Santa Cruz, também são ocupados por policiais. Em Niterói, PMs estão no Morro do Caramujo. Já em São Gonçalo, a polícia faz operação no Morro do Salgueiro, e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a ação ocorre na Mangueirinha.
Contêineres da UPP começam a ser instalados | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia
Contêineres da UPP começam a ser instalados no Alemão | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia
FONTE: http://odia.ig.com.br/portal/rio/bope-prende-oito-acusados-de-tr%C3%A1fico-de-drogas-no-complexo-do-alem%C3%A3o-1.435067