Rio -  Com problemas na Mangueira e na Cidade de Deus, as UPPs fincam nesta quarta-feira duas novas bases em uma das regiões mais complicadas do Rio: o Complexo do Alemão, quartel-general do Comando Vermelho durante décadas. Às 10h, cerimônia na Praça Muiraquitã inaugura as duas unidades, uma na favela da Fazendinha e outra na comunidade Nova Brasília.
Cerca de 40 mil moradores serão beneficiados, contando com um efetivo de 660 PMs no patrulhamento. O governador Sérgio Cabral, o secretário de Segurança José Mariano Beltrame e o comandante geral da PM, coronel Erir Ribeiro, participam da inauguração.
Operários trabalham na construção de prédio que abrigará a UPP Nova Brasília, no Complexo do Alemão | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Operários trabalham na construção de prédio que abrigará a UPP Nova Brasília, no Complexo do Alemão | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
A UPP Fazendinha atenderá as comunidades Relicário, Palmeirinha, Morro das Palmeiras, Vila Matinha, Parque Alvorada e Casinhas. A UPP Nova Brasília também será responsável pelo policiamento das localidades Ipê Itararé, Mourão Filho, Largo Gamboa, Cabão, Joaquim de Queiroz, Loteamento, Prédios, Aterro I e Aterro II.
Ocupado pela Força de Pacificação desde 28 de novembro de 2010 e por policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e de Choque (BPChq) desde 28 de março deste ano, o Complexo do Alemão passou, neste período, por vários problemas de confrontos entre remanescentes do tráfico e militares do Exército.
Em dezembro, Abraão da Silva Maximiliano, de 15 anos, foi morto a tiros por soldados. A família do rapaz disse que ele não tinha envolvimento com bandidos e o Exército argumentou que ele estava acompanhado de homens que atiraram na tropa. O caso ainda está sob investigação da 22ª DP (Penha).
Outras UPPs também têm passado por dificuldades. No dia 28 de março, bandidos armados teriam invadido a quadra da Mangueira, já pacificada, para interferir na eleição da escola de samba. O comércio recebeu ordens para fechar na comunidade no último dia 10. O mesmo aconteceu na Cidade de Deus.
FONTE: http://odia.ig.com.br/portal/rio/complexo-do-alem%C3%A3o-come%C3%A7a-a-receber-as-primeiras-upps-nesta-quarta-feira-1.431681